Please update your Flash Player to view content.

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/observat/public_html/projeto/plugins/content/plg_jwadvanced/plg_jwadvanced.php on line 81

Lendas

A seção reúne lendas, narrativas orais e transcritas que conformam o imaginário da população do litoral norte do Rio Grande do Sul, recolhidas junto a moradores e compiladas na literatura ficcional e em pesquisas científicas.

Na região que entorna o Morro da Borússia, as lagoas são uma fonte mitológica potente. Somam-se a elas, as personagens de escravos, trazidos em abundância no século XIX para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar.

Contam que o Rio Grande do Sul teve uma escravidão tardia, porém, implacável, sendo um destino temido por escravos de outras províncias, dada a violência dos castigos físicos e precariedade das senzalas.

A cadeia montanhosa onde se inscreve o Morro da Borússia guarda a memória de negros videntes, fugidos, negros que amaldiçoaram seus perseguidores e, também, homens e mulheres resistentes, que fundaram quilombos nas corcovas dos morros.