Please update your Flash Player to view content.

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/observat/public_html/projeto/plugins/content/plg_jwadvanced/plg_jwadvanced.php on line 81

Morro da Borússia

O Morro da Borússia é ponto de partida das ações e mapeamentos do projeto Observatório do Morro da Borússia: Sensibilidade e Lugar.

O morro é parte do município de Osório, situado no litoral norte do estado. Após o fechamento da AGASA (Associação Gaúcha de Açucareiros S/A) nos anos de 1980, o cultivo massivo da cana-de-açúcar foi abandonado, possibilitando a formação de uma floresta secundária de mata atlântica.

No Distrito da Borússia vive uma população descendente de indígenas, africanos, açorianos, alemães, italianos, poloneses e russos. Tropeiros paulistas, cearenses e baianos, que circulavam entre os Campos de Cima da Serra e as planícies litorâneas também deixaram sua herança. No século XVIII, o trecho da Serra do Mar em que se localiza o Morro de Osório (ou Morro da Borússia) abrigou índios Xokleng empurrados pela ocupação dos Campos de Cima da Serra e da orla pelos brancos. No século XIX, imigrantes alemães e italianos começaram a avançar sobre o território indígena para cultivar as encostas do morro. Houve conflitos violentos: de um lado, milícias bugreiras (caçadores contratados por colonos para aprisionar, expulsar ou exterminar índios); de outro, as correrias (ataques indígenas às colônias como revide ou para saquear). Com a intensificação do cultivo da cana-de-açúcar no litoral, chegam ao morro escravos africanos comprados, contrabandeados ou fugitivos. Estes últimos formarão quilombos em meio ao mato que encobre as elevações costeiras. Em Morro Alto, município de Maquiné, sobrevive uma comunidade de descendentes de quilombolas que, em 1852, fugiram de um navio negreiro clandestino, encalhado próximo à praia, na altura da Lagoa dos Quadros. Contam os moradores que, do alto do morro e com a maré baixa, ainda se pode avistar os restos do navio de onde escaparam seus ancestrais.

 

Dados Políticos

Dados Geográficos

Dados Geológicos

Localização