Please update your Flash Player to view content.

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/observat/public_html/projeto/plugins/content/plg_jwadvanced/plg_jwadvanced.php on line 81

UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul

Origem:

A História da UNISC se confunde com a história da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul,  sua mantenedora, fundada em 1962. Na época, a APESC já sonhava com uma Universidade, mas percorreu um longo caminho até atingir esse objetivo.

Como a APESC não possuía patrimônio próprio, as faculdades iniciaram suas atividades em salas de aula  cedidas pelos colégios locais.  Em1973, passaram a ocupar o pavilhão central  do atual Parque da Oktoberfest  e, a partir de 1977, foram transferidas para um prédio próprio, construído pela APESC  nas proximidades desse  parque, na rua Coronel Jost. No início da década de setenta, a APESC, pensando no futuro Campus Universitário, também  adquiriu a excelente área onde hoje se localiza o Campus-sede da UNISC.

Em 1980 a mantenedora obteve a aprovação do MEC para criar as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, a FISC, unindo as quatro faculdades por ela mantidas. Com isso, a conquista da Universidade parecia mais próxima.

Em 1982,  o Campus sede da Unisc começou a ser edificado, tendo sido para ele transferidas em 1984 a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas e a Faculdade de Direito.  As demais faculdades e cursos permaneceram no prédio da FISC, aguardando a mantenedora obter recursos para dar continuidade  às obras no Campus

O projeto que deu origem à UNISC foi construído,  assim, com intensa participação da comunidade acadêmica  e regional. A Carta-Consulta com vistas à criação da Universidade, foi aprovada em 1991, pelo então Conselho Federal de Educação - CFE  dando início a um processo de transição em que foram extintas as Faculdades, com reorganização de seus departamentos, que  passaram a ligar-se diretamente à Administração Superior. Em 1993 o processo de criação da Universidade chegou ao fim com pleno êxito, passando a entidade a  denominar-se Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

Ideais:

A concepção de universidade e a missão da UNISC, articuladas aos seus princípios norteadores, sustentam o seguinte conjunto de compromissos básicos que são o substrato de sua operação e de seu funcionamento:

  • Compromisso com a qualidade universitária, que se expressa através de uma política de ensino, pesquisa e extensão, alicerçada num programa permanente de avaliação institucional e num programa de capacitação docente em constante aperfeiçoamento, e de uma política de gestão de pessoas que assegura boas condições de trabalho e qualidade de vida a docentes e técnicos administrativos.
  • Compromisso com a democracia, que se expressa em mecanismos institucionais democráticos, como a exigência estatutária de eleições diretas para todos os cargos de direção, na gestão democrática, no aprofundamento cotidiano da prática participativa e através de todas as relações estabelecidas pela Instituição com a sociedade.
  • Compromisso com a comunidade e realidade regional, que se traduz em um perfil institucional definido a partir das características do modelo comunitário de universidade e das demandas e necessidades da região, em políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, bem como na participação do poder público e da sociedade civil organizada nos órgãos colegiados da Universidade.
  • Compromisso com a responsabilidade social e ambiental, que se expressa por meio dos currículos e de ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, realizadas coerentemente em relação aos objetivos e valores institucionais, com respeito, diálogo e transparência para com a sociedade.
  • Compromisso com os direitos humanos, baseado nos princípios da dignidade humana, da igualdade de direitos, do reconhecimento e da valorização das diferenças e das diversidades, da laicidade do Estado, da democracia na educação, da transversalidade, vivência e globalidade, e da sustentabilidade socioambiental.

               
A formação de cidadãos íntegros é uma das missões assumidas pela UNISC. Enquanto instituição produtora e socializadora de conhecimento, nosso compromisso também é o de contribuir para a construção de um novo modelo social, alicerçado nos ideais de justiça e de igualdade.

Tendo como missão produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, visando à formação de cidadãos livres, capazes e solidários, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Tendo como visão Ser uma universidade comunitária e democrática, reconhecida por relevantes contribuições ao desenvolvimento, capaz de responder de forma criativa e dinâmica às transformações do contexto social.

Saiba mais: http://www.unisc.br/portal/pt/a-unisc/a-universidade/apresentacao.html